14 de maio de 2011

2ª UNIDADE 2011

Nesta Unidade, a proposta é entrar no mundo da Antiguidade Oriental e Ocidental para entender como egípcios, mesopotâmicos, gregos e romanos usavam ou se apropriavam da terra e que relações sociais se estabeleciam a partir disso. Será que todos vivenciaram a terra da mesma forma?

Desde os primeiros seres humanos que habitaram o planeta Terra, que em suas andanças caçavam, pescavam e coletavam alimentos, já se fazia o uso do que a terra oferecia para sobrevivência. Quando o ser humano aprendeu a cultivar os alimentos e domesticar animais, sua relação com a terra se estreitou ainda mais.

Sendo assim, a agricultura pode ser considerada uma das maiores revoluções da história humana desde os tempos mais remotos. A terra usada para a produção de alimentos e a criação de animais garante condições de sobrevivência da espécie humana no planeta.
Mas como isso tudo vem acontecendo ao longo desses milhões de anos? Como os homens usam a terra e se relacionam com ela?

FONTE:
MOCELLIN, Renato. História em Debate. Volume 1: ensino médio.
2 edição. São Paulo. Editora do Brasil, 2010. (PNLD 25097COL06)

Ao planejar a 2ª Unidade, encontrei inspiração no livro de Ensino Médio de Renato Mocellin, da Editora do Brasil, porque trabalha História Temática; dessa forma, aquela História conteudista e cheia de fatos e nomes que tanto os alunos detestam, não vai ser contemplada no nosso trabalho, como já não é há muito tempo...

Bem, o livro é muito bom, talvez adotemos em 2012 (ainda estamos analisando) e no capítulo que trata sobre a Antiguidade, o autor aborda como tema a terra. Tema bem oportuno para trabalharmos também o projeto do CETEP: Território, Identidade e Desenvolvimento, não acham?

Em uma busca de novos recursos para minhas aulas, encontrei uma série de vídeo aulas entitulada Grandes Civilizações, de autoria da ASTROLAB MOTION e que está disponível no YouTube e decidi utilizá-los nessa unidade, pois são divertidos, muito didáticos e utilizam-se de imagens animadas para contar a História de uma forma que fica muito mais fácil de entender.

Pois é, durante o nosso trabalho sobre o Território de Identidade do Recôncavo, para a 2ª Unidade, eu planejei uma dinâmica de coleta e registro de dados centrada no que já fizemos na unidade anterior.

Aguardem! Tem tudo a ver com o conteúdo que veremos de História nos textos e nos vídeos que vou passar para vocês em sala sobre as grandes civilizações da Antiguidade, civilizações estas que surgem a partir da Revolução Agrícola e da sedentarização, que se fixam às margens de grandes rios e desenvolvem a base da nossa cultura ocidental.

Como sempre, tudo o que faço em sala, procuro disponibilizar no blog, então não deixe de acessar os links postados aqui, pois são muito importantes para revisar e fixar o aprendizado. Vamos a eles:


AVALIAÇÃO DA UNIDADE:

Para cada civilização, faremos uma atividade para nota em sala.

Sobre o Território de Identidade do Recôncavo, faremos visitas técnicas e aprofundaremos o conhecimento acerca das cidades por grupo, através de registro e tabulação de dados da pesquisa, auxiliados por textos trabalhados em sala e pelo trabalho de professores das demais disciplinas.

Faremos também uma prova escrita e uma apresentação oral, a combinar.
Jack Póvoas

0 comentários:

VISITA TÉCNICA CETEP: CACHOEIRA E SÃO FÉLIX

ANTIGUIDADE ORIENTAL: MESOPOTÂMIA E EGITO

2ª UNIDADE: ANTIGUIDADE OCIDENTAL - GRÉCIA ANTIGA

2ª UNIDADE: ANTIGUIDADE OCIDENTAL - ROMA ANTIGA

PARA ESTUDAR!!!

IDADE MODERNA

AULA SOBRE CAPITALISMO

IMAGENS PARA ANÁLISE DO FILME "A ÚLTIMA LEGIÃO"